Receitas com Yamasterol!



Bom! Sabe aqueles cremes baratinhos, de embalagem tão comum que passa despercebido nas prateleiras das farmácias? Pois o Yamasterol é um deles, e quem sabe o que as pessoas estão perdendo por puro "preconceito"?!
Para quem não conhece, o Yamasterol (da marca Yamá) é um creme MULTIFUNCIONAL, logo, você pode usar como qualquer coisa. Como creme de hidratação, como condicionador e até como protetor térmico.

Ele é encontrado em 3 versões:
- O branco, com proteína hidrolisada para cabelos secos ou quimicamente danificados
- O amarelo, com babosa e D-Pantenol para todos os tipos cabelos
- O dourado, com óleo de argan e macadânia para todos os tipos de cabelos

Tem quem diga que sozinho ele não faz "efeito" e tem quem use ele como base para misturinhas milagrosas. Confesso que pra mim, ele é bom dos dois jeitos. As vezes uso puro, como condicionador.. e as vezes uso como base para misturas.
Pensando nisso, reuni algumas receitas de misturas poderosas tendo o Yamasterol como base. Lembrando que cada cabelo é um cabelo, assim como cada caso é um caso. Os resultados das receitas vão depender do que seu cabelo está precisando, então, nada de bater na blogueira aqui se não ficar lá essas coisas.




Acho que a combinação mais comum é do Yamasterol com ampolas, que vão variando de acordo com o "problema" do seu cabelo. Eu sou dessas que pega a ampola mais barata da farmácia, misturo com Yamasterol e o resultado é milagroso. A que eu mais tenho usado é uma pequenininha da marca Dermabel, ela custa cerca de 20 centavos e é ótima! Também tem umas de 70 centavos da Aroma do Campo, que são super oleosas e ótimas também.
O problema está na quantidade, porque o Yamasterol é um creme mais líquido, por isso, quanto mais coisas líquidas acrescentar, pior fica para aplicar. Mas, nada que não tenha um jeitinho.. um deles é misturar com um segundo creme mais grossinho, mas essa escolha não pode ser aleatória né, vamos combinando tudo aí pra dar certo.

Pra dar um help pra quem não entende muito de ampolas:
Alho: Fortalece e nutre os fios
Aloe vera (babosa): Hidratante
Ceramidas: As ceramidas são lipídios que ajudam a selar as escamas dos fios, impedindo a perda de umidade. Ela é indicada para cabelos quimicamente tratados e ressecados
Jaborandi: Fortalece os fios e estimula o crescimento capilar. É indicada para cabelos com problema de queda
Karité: Indicada para cabelos fracos e ressecados.
Queratina: É a principal proteína do cabelo. Indicada para cabelos quimicamente tratados, ressecados, quebradiços e sem brilho.
Semente de Uva: Auxilia na nutrição do bulbo capilar. É um emoliente para os cabelos ressecados.
Semi di lino: Possui hidratação intensa, proporcionando brilho e maciez aos cabelos
Tutano: Fortalece os fios profundamente. Indicado para cabelos secos.
Vitamina A: Estimula o crescimento dos fios. Trata os cabelos opacos e sem brilho.
Vitamina C: Nutre os fios profundamente. Indicada para cabelos muito secos.
Vitamina E: Indicada para cabelos secos, fracos e com pontas duplas.




 Todo mundo já deve ter feito a tradicional receita do "satã" que circulava pelo orkut, blogs e até no facebook. As proporções vão variar de acordo com a quantidade necessária para cada cabelo, no geral eu uso: 2 colheres de Yamasterol, 2 colheres de açúcar, 2 colheres de leite e 1 ampola qualquer. Aplico a mistura depois do shampoo e deixo agindo por 20 - 25 minutos, depois enxáguo bem! O açúcar é bem chatinho de remover do couro cabeludo, então, requer paciência e tempo.
Ah, quanto a consistência, esse fica melhor que o primeiro, porque o açúcar dá uma engrossada na mistura.

Porque açúcar?! 
O açúcar ajuda a selar as cutículas do cabelo, com isso o cabelo fica com um brilho maravilhoso, daqueles de comercial de shampoo, sabe?! Com as cutículas fechadinhas o cabelo fica muito mais macio e sedoso.

Porque leite?!
O leite é rico em aminoácidos, nutriente necessário para a manutenção da queratina, no cabelo e do colágeno, na pele. E o leite de cabra pode ser ainda mais poderoso, porque é rico em vitamina A, B1, B2 e C.




Ahhh.. os óleos! Assim como as ampolas, eles vão variar de acordo com a necessidade de cada cabelo e existe uma infinidade deles. O que eu mais faço é com o azeite extra virgem, dou uma esquentadinha de leve nele (se ferver, perde as propriedades) e passo no cabelo a noite, antes de dormir (depois de lavar só com shampoo e secar). Coloco uma touca de plástico e uma touca dessas de frio, só pra segurar e durmo assim. De manhã eu tiro o azeite (tira bem!) e uso o yamasterol como condicionador. Também dá para usar do mesmo jeito que as ampolas, misturando direto no creme e aplicando no cabelo.

Cada óleo pra uma coisa!

Para cabelos secos ou ressecados: 
Algodão, abacate, buriti, cártamo, castanha do pará, damasco, cereja, germe de trigo, gergilim, girassol, linhaça, aloe vera, macadâmia, manga, cenoura, rícino, semente de uva, argan, coco, amêndoas doce, andiroba, jojoba, pequi.

Para cabelos olesos:
Copaíba, jojoba, maracujá, coco

Para cabelos danificados, quimicamente tratados:
Aloe vera, andiroba, cártamo, castanha do pará, coco, pequi, semente de abóbora, girassol, maracujá, babaçu, argan

Para queda de cabelo:
Abacate, avelã, linhaça, girassol, semente de uva, semente de abóbora

(Tem mais aqui)

Também tem uma receita milagrosa?! Conta ai pra gente nos comentários!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sonho bobo: Costumizar uma Barbie Style

Todos os tipos de Scene