Estilo : Indie


Indie rock denomina qualquer banda da década de 80, 90 no Reino Unido e nos EUA, com o estilo underground, que era o estilo de música independente, portanto eram desassociados das gravadoras de sucesso.  Indie é diminutivo de Indepedent, que em português fica independente. Ele é bastante conhecido por ter raízes mais antigos como o rock alternativo, o pós punk e o new wave.



 A primeira banda que lançou um disco totalmente independente foi a banda punk Buzzcoks, no Reino Unido. O movimento indie deu início em 1980, inicalmente se tratava de bandas que surgiram do punk e formas alternativas do rock. É bastante comum para os britânicos denominarem qualquer forma alternativa de música como indie ao invés de alternativo.Nos Estados Unidos, a música normalmente denominada indie rock descende da cena de rock alternativo influenciada pelo punk rock e hardcore da década de 1970 e início dos anos 1980. Nos anos 80 o termo indie rock foi particularmente associado à bandas com som forte e distorcido como Hüsker Dü, Dinosaur Jr., Pixies, Sonic Youth, Pavement e Big Black. Durante a primeira metade da década de 1990, o rock alternativo liderado por bandas do movimento grunge como Nirvana e Pearl Jam explodiram para o público geral, alcançando sucesso comercial. Logo após o gênero alternativo tornou-se comercializável, atraindo grandes gravadoras a investirem em formas pró-comerciais com um apelo conservador (retrô). Com isso, o significado da denominação alternativo mudou de sua forma original, uma contra-cultura, para uma cultura comercialmente bem sucedida e apelativa ao grande público, enquanto o termo indie rock passou a denominar bandas e gêneros que permaneceram na cena "underground".



Achei tão interessante esta lista de sub-gêneros que encontrei no wikipedia que vou postar, é super legal. Porque é basttante difícil saber se uma banda era de indie rock ou não, porque o indie pode ser um folk quando um hardcore. 


Pop barroco: Um folk rock estilo anos 60 misturado com o experimentalismo, como por exemplo, a inclusão de uma orquestra na música. (ex: Arcade Fire, Florence and The Machine, Fiona Apple, Tori Amos e The Decemberists) 



Britpop: Estilo que mistura quase toda a história do rock britânico. Desde a invasão britânica (Rolling Stones, Small Faces etc), passando por bandas de Punk Rock como Buzzcocks e Wire, até chegar em Stone Roses e Happy Mondays, é por isso que varias bandas desse estilo são bastante diversificadas e "ecléticas". (ex: Supergrass, Blur, Franz Ferdinand, Oasis, Suede e Pulp) 



Oasis

Dance-punk: Mistura perfeita de rock (geralmente pós-punk) com ritmos da dance music, adicionando às vezes um pouco de Funk dos anos 70. (ex: Datarock, LCD Soundsystem, !!!, Out Hud, Death From Above 1979 e The Rapture) 

Dunedin sound: Um tipo de indie pop diferenciado, ele usa guitarras "jingly-jangly", baixo repetitivo e algumas vezes bateria. Algumas bandas de Punk Rock já usaram esse tipo de estilo. (ex: Superette, Garageland, The Bats e The 3Ds) 


Indie pop: Enon, Blonde Redhead, Lana Del Rey, Marina and the Diamonds, Grimes, Blood Red Shoes, Liam Finn, Les Savy Fav, The Hush Sound. 

Lana Del Rey

Rock de garagem: com som de "rock and roll" dos anos 60, a maioria das bandas que são desse subgênero tem um grande influência do Delta Blues. (ex: The Strokes, The Von Bondies, The Datsuns, The White Stripes e Eagles Of Death Metal) 
The Strokes

Madchester: Estilo que misturava Indie Rock, Dance Music e Pop Psicodélico. Graças ao estilo, várias bandas do Britpop foram formadas. As letras do estilo eram muito influenciadadas pelas drogas sintéticas (que eram novidade na época). (ex: Happy Mondays, Stone Roses, Inspiral Carpets e A Guy Called Gerald) 


Math rock: Mistura riffs dissonantes e batidas diferentes (7/8. 11/8 ou 13/8 por exemplo). O Math rock é um estilo realmente complexo fundindo o Rock, Metal, Progressivo e até mesmo Punk. (ex: Don Caballero, 1.6 Band, Bellini, Creedle, Braid, Inlantic, The Jesus Lizard e Surrogat) 


Indie folk: Um revival do folk dos anos 60 com elementos do indie rock. (ex. Beirut, Kings of Convenience, Neutral Milk Hotel, Devendra Banhart, Damien Rice ,The Decemberists) 

Beirut

Noise rock: Mistura a atitude do Punk rock com noise, ecos e várias outras características bastante encontradas no universo rock dos anos 80. (ex: The Jesus and Mary Chain, Sonic Youth, Dinosaur Jr., Wavves, Butthole Surfers, Sleigh Bells e No Age) 
The Jesus and Mary Chain

Post-punk revival: O estilo mistura as guitarras do Punk,"riffs" vindo de bandas como Television e Gang Of Four, os teclados da New Wave, algumas vezes Eletrônica. Tudo isso criado através de uma "melodia" Pós Punk. (ex. The Killers, Bloc Party, Franz Ferdinand, The Futureheads e Interpol) 

The Killers


Post-rock: Estilo amplamente alternativo que mistura Rock e Jazz flertando a Eletrônica, tudo isso num clima Ambient (ex. Tortoise, M83, A Silver Mt. Zion, Do Make Say Think e Fly Pan Am)
Slowcore (ou Sadcore): Rock Alternativo com batidas lentas e letras tristes, se confunde muito com o Indie do final dos anos 80. (ex: (Smog), Low, Galaxie 500, Bedhead e Pedro the Lion) 

Twee pop: Mistura doces melodias e doces letras. A sonoridade é a partir de guitarras leves, vocais femininos e, às vezes, instrumentos de criança. (ex. Camera Obscura, Belle & Sebastian, Pato Fu, The Flaming Lips, Architecture in Helsinki, Tully Craft e Girls in Hawaii)

Pato Fu


E Meus 3 preferidos

Jake Bugg - Two fingers



Arcade Fire - The Suburbs


Foster the people, eu diria que é um cd pra se ter em casa pra qualquer momento, praticamente toooodas as musicas são boas mas aqui vou colocar Pumped Up Kicks por ser a mais famosa deles :3




 
 STYLE






Os indies são fieis aos seus valores, são bastante autênticos, é ser criativo, é ser original e não costumam se importar com a opinião dos outros. Se não gosta de determinada banda, não a ouça, se determinada roupa não agrada, não a vista, os indies são bastante assim, com bastante personalidade, simpáticos. Mas o mais importante é ser fiel a ti própria. 









 Indie Clothes


Os indies gostam de peças mais antigas(retrô), gostam de excesso de cores e poucas combinações. Muitos Indies, frequentam bastante brechós, gostam de coisas antigas, coisas mais vintages. Eles sempre tem estampas diferenciadas, camisas surradas, jaquetas, estampas chamativas, jeans bem justos, estilos bem variados.










Usam também bastante acessórios, bem retrô e particularmente lindos em minha opinião, chapéus, óculos com armações mais antigas são sempre bem vindos. 








 Indie Hairstyle


Normalmente são bastante adeptos de franjas, cabelos mais desfiados.





Indie Make up


Não costumam carregar na maquiagem, não é seu estilo. Mas adoram olhares intensos, valorizados cílios e os deixando bem longos e bem curvados mas sem sombras. Os lábios, sempre são os que mais chamam atenção, com cores salmão, coral e vários vermelhos, são os mais usados e optam também pelo mate. 





 Hábito Indie


São bastante cultos, gostam de cinemas, teatros, ler livros de autores menos populares. Gostam muito de usar óculos de sol que falei mais a acimam. Prezam boas músicas. Sarcasmo e humor blasé é o que a maioria possui. Gostam de tirar fotos de partes do corpos, ainda mais dos pés. 





OBSERVAÇÃO: Não quer dizer que você seja Indie, que você tenha algum tipo de obrigação a escutar apenas músicas Indies, muito pelo contrário. Esse estilo preza a liberdade de escolha mas costumam escutar mais underground mesmo. 



Bom, espero que tenham gostado do estilo indie, digam o que acharam sobre esse post que é um pouco diferente dos demais. Beijos queridos, até a próxima. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sonho bobo: Costumizar uma Barbie Style

Todos os tipos de Scene