Tutorial - Recorte Esqueleto em Camiseta


Depois que fiz um cadastro no We Heart It, tenho visto imagens inspiradoras de todos os tipos, principalmente de moda. Não sou o que se pode chamar de "garota fashionista", pois não ligo para marcas e nem sou a loucadascompras mostrando aqui milhares de combinações, mas gosto de estar por dentro das tendências, e escolho criteriosamente o que me agrada. Aprendi com o tempo a identificar o que me favorece, então aposto muito nesse conhecimento, além de priorizar conforto e criatividade. E tem coisa mais expressiva do que customizar a própria roupa?


Vejo frequentemente exemplos de camisetas com recortes (Diy T-shirt Cutting) como essa que fiz, mas procurei tutoriais e não achei nenhum que fosse realmente completo e simples para indicar, então desenvolvi algumas técnicas para além de fazer a minha, também facilitar para vocês. O desenho achei no google e fiz algumas modificações no paint para que ficasse legal com o efeito vazado.

Havia um marcador aqui no blog chamado "Faça Você Mesma" (Diy = Do It Yourself), mas depois de um tempo resolvi unificar tudo no marcador "Moda e Estilo", vale a pena dar uma espiadinha em algumas postagens se você curte customização, já dei dicas e ensinei técnicas de pintura em camiseta bem simples aqui e aqui, além de um tutorial sobre tingimento tie-dye fácil aqui, e hoje vou ensinar a fazer uma camiseta com recorte estilo os ossos das costelas (ribcage).

Do que você vai precisar?

-uma camiseta, que pode ser nova ou uma velhinha que você queira dar uma repaginada;
-uma tesoura, de preferência própria para tecido;
-do desenho:
Photobucket

(Clique na imagem para baixar o desenho do álbum do Photobucket, lá clique novamente na imagem para aumentar o zoom, assim poderá salvá-la no tamanho máximo)

O que citei acima é o principal, o resto vai depender da técnica que você escolherá para fazer o molde do desenho. As opções são:

*Baixar a imagem para o computador, imprimí-la no papel A4 normalmente (no tamanho máximo possível da folha) e depois ir em uma papelaria e pedir para tirar uma xérox ampliada em uma folha de papel A3;

*Baixar a imagem para o computador, editar a imagem cortando-a em duas partes de tamanhos exatamente iguais e imprimir separadamente no tamanho máximo da folha A4, e depois juntá-las com fita adesiva ou cola, o que gerará um desenho de tamanho total equivalente a duas folhas A4 (uma do lado da outra);

*Usar folhas sobrepostas com tela do computador para contornar o desenho com um lápis ou caneta (bem devagar para não estragar a tela do computador hein!), uma espécie de cópia para o papel (essa é a mais rápida, foi a que fiz). Ficará fácil de entender vendo as imagens abaixo:

Depois de ter o desenho pronto no papel, ainda há algumas escolhas a serem feitas. Você tem duas opções para passá-lo para a camiseta:

-Se a camiseta for clara e com tecido fino, você pode cobrir o contorno do desenho (ainda no papel ok?!) com canetinha hidrocor preta, para os traços ficarem bem fortes, assim quando você colocar o desenho por dentro da camiseta, ele vai aparecer bem visível para que você faça a cópia por cima, usando uma caneta daquelas tipo bic (não se preocupe se borrar um pouco, sai com a lavagem). Essa foi técnica que usei.

-Se a camiseta for de cor escura, ou tiver o tecido mais grossinho que não dê para enxergar nada através dele, você poderá comprar o papel carbono para tecido (vende em armarinhos), tem de várias cores, para tecidos escuros se usa papel carbono claro (branco ou amarelo) e para tecidos claros se usa normalmente o preto ou o vermelho. ATENÇÃO! Não é o papel carbono comum, porque ele suja o tecido todo, tem que ser o próprio para tecido! E para usá-lo você o colocará sobre a camiseta, e o desenho sobre o papel, então usará um lápis ou uma caneta para cobrir todos os traços do desenho. O desenho será transferido certinho para o tecido.


Depois é só recortar o desenho cuidadosamente, e sua camiseta está pronta!! Eu fiz meio com pressa, confesso, por falta de tempo, mas se você fizer com calma, poderá desenhar e cortar mais bonitinho. A minha ficou um punk-meio-mendigo! hehehehe 

(Nota mental: limpar meu espelho.)

Dicas Gerais:

-Para passar o desenho para a camiseta, qualquer que seja a técnica escolhida, opte por fazê-la em um local plano, para o desenho ficar bem feito. Nesse caso nem é tão necessário que o desenho seja totalmente fiel ao molde, pois os ossos não são mesmo totalmente simétricos, mas no caso de outros desenhos, isso poderá ser importante;

-Cuidado para não deixar os detalhes recortados muito finos, pois podem se partir na lavagem ou no manuseio, daí estraga o efeito do desenho.

-Se gostar do efeito recorte com acabamento mais arredondadinho e fino, é só dar uma puxadinha de leve nos detalhes depois de recortar tudo. De leve hein, o objetivo não é arrancá-los!

-Não esqueça de antes começar a passar o desenho, vestir a camiseta para fazer uma marcação de onde ficam seus ossos reais, e colocar o desenho na altura correta correspondente, para ficar mais legal. Ahh também é bom dobrar a camiseta no meio e deixar um pouco, antes de esticá-la para desenhar, assim a marca da dobrinha ajuda a centralizar o desenho, para você não virar um esqueleto a la Picasso!


Sugestões de Uso:

O recorte pode ser feito na parte de trás ou na parte da frente da camiseta, e nesse último caso você terá que usá-la com uma blusa por baixo (não vai pagar peitchinho por aí né gata!), aí é só soltar a imaginação: renda, florido, estampas no geral ou simplesmente uma blusa apenas de uma cor, que realce o recorte. Se quiser apenas que apareça direto a pele, e a blusa for de cor clara, um lib ou uminvisibbbbbble brahhhhhhh resolvem o pró e não tiram o "chaume" do negócio:


Esse tipo de customização é mais indicada para situações informais (não vá usando uma dessa parachocar conhecer os pais do seu namorado tá?!), e dependendo da combinação que você fizer, vale um rolé light "cazamigahhh", um showzinho de rock, um evento halloween, ou até uma malhação estilosa com um top por baixo (prepare-se para acabar com quem malha de abadá! hahahaha)

P.S.: usando esse mesmo desenho, você também pode fazer uma pintura em camiseta, é só dar uma olhadinha nas instruções da postagem de Pintura em Camisetas técnica Stencil (coloquei o link no início da postagem!)

Comentários

  1. Ficou lindo, adorei principalmente as que tem desenho atrás.
    Beijos, www.loucacinderela.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Sonho bobo: Costumizar uma Barbie Style