Descoloração – Como Descolorir Os Cabelos em Casa



- O que é descolorir?
Descolorir o cabelo consiste em tirar todo o pigmento de cor, tornando-o loiro. Quanto mais claro for o tom do cabelo, mais intensa vai ficar a cor. Cabelos naturalmente claros atingem o tom necessário para a aplicação de tinturas semi-permanentes de cores fantasia mais rapidamente e com menos danos.

- Você vai precisar de:
- Pó descolorante de boa qualidade (para pintar de azul, verde ou tons muito claros prefira descolorante de pó azul)
- Água oxigenada de 30 volumes para cabelos mais claros ou de 40
volumes para cabelos mais escuros (prefira água oxigenada estabilizada)
- Pincel de pintar o cabelo
- Pente para separar as mechas
- Recipiente não metálico
- Luvas (prefira as de vinil)
- Presilhas de plástico para prender o cabelo
1. Separando o cabelo: Separe o cabelo em duas mechas laterais (uma de cada lado) e quatro mechas na parte de trás.
2. Misturando a água oxigenada com o pó descolorante: Misture o descolorante em pó com água oxigenada na proporção 2  partes de oxigenada para 1 parte de descolorante. Caso queira uma mistura mais forte, use 1 ½ partes de oxigenada para 1 parte de descolorante e para uma mistura mais fraca 3 partes de água oxigenada para 1 de descolorante. Uma mistura mais concentrada proporciona um clareamento mais rápido, já uma mistura mais diluida causa menos danos no cabelo e demora mais para atingir o tom necessário para a aplicação da tintura.
3. Aplicando a mistura: Pegue uma das mechas que foi separada anteriormente e com um pente divida em mechas mais finas. Começe a aplicar uma quantidade razoavel da mistura mecha por mecha e certifique-se que passou em todos os lugares. Repita o procedimento em todo o cabelo. No final verifique se o produto foi aplicado em todos os lugares. Caso haja algum ponto do cabelo sem produto, aplique-o. A aplicação do descolorante deve ser rápida e uniforme, caso contrário o cabelo pode ficar facilmente manchado.
4. Tempo de ação: O tempo de ação do descolorante vai variar bastante de cabelo para cabelo. Depois de um certo tempo o produto para de agir, mas continua danificando os fios. Verifique a cor a cada 10 minutos dentro dos 30 primeiros minutos. Depois disso passe a verificar a cada 5 minutos, atingindo um tempo máximo de 50 minutos de ação do produto. Retire o máximo do produto usando água morna e em seguida lave com shampoo. Caso ainda for passar a tintura semi-permanente no mesmo dia não use condicionador. Se depois do tempo de ação do descolorante ainda não tiver atingido o tom desejado, faça tudo novamente. Dê uns dias para o cabelo descansar, faça algum tratamento e só em seguida uma nova descoloração.
Retoque de raiz: no caso de retoque de raiz apenas a raiz deve ser descolorida, já a tintura semi-permanente deve ser passada novamente em toda a extensão do cabelo para realçar a cor.
obs: É necessário tomar muito cuidado com o uso do descolorante, pois além de danificar bastante o cabelo, você pode manchá-lo facilmente. O volume da água oxigenada deve variar de acordo com a cor e a expessura dos fios. Quanto mais fino e claro for o cabelo, menor deve ser o volume da água oxigenada pois este clareita mais facilmente. Cabelos mais escuros e grossos exigem uma água oxigenada mais forte.
dica: Quanto mais claro for o tom da descoloração, mais intensa vai ficar a cor da tintura semi-permanente. Para atingir a cor do catálago, o ideal seria um loiro platinado. Alguns cabelos não são fortes o suficiente para atingirem esse tom, é preciso ficar de olho!
ATENÇÃO CABELOS TINGIDOS! Cabelos previamente tingidos com tintura permanente em cores escuras (vermelho, preto, castanho, etc.) são mais difíceis de descolorir, pois além de ter que tirar o pigmento natural do cabelo, é necessário tirar a tinta que foi depositada nos fios. Nesse caso é aconselhável uma decapagem (processo que consiste em tirar pigmentos anteriormente depositados no cabelo). Muitos profissionais se recusam a descolorir cabelos tingidos pois é realmente muito difícil obter um bom resultado. Normalmente são necessárias duas ou mais descolorações, o que acarreta danos ao cabelo. Mas isso não significa que não pode ser feito. Dando um intervalo entre as descolorações e fazendo tratamentos específicos para recuperar os danos durante esses intervalos é possível obter o resultado desejado.
ATENÇÃO CABELOS ALISADOS! Cabelos que passaram por algum alisamento dificilmente podem ser descoloridos, mas alguns alisantes são compratíveis com descoloração. Procure um profissional de confiança para saber se seu cabelo pode ser descolorido. Se sim, provavelmente você terá que fazer algumas cauterizações antes de descolorir. O cabelo alisado quando descolorido sem os devidos cuidados pode se partir inteiro e acabar no chão. Tome bastente cuidado!
Compre tintas coloridas para cabelos em nossa loja online.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sonho bobo: Costumizar uma Barbie Style