SCRAPBOOK - O album dos sonhos


Olá pessoal !!
Vocês que sempre vêem meu blog devem ter um lado criativo né ?
Eu espero que sim !! Porque hoje vou falar um pouco sobre o não tão famoso Scrapbook.

Mas Diih, o que é Scrapbook ???

Digamos assim, que é um album de fotos, mas não é um simples album de fotos, é a tendência emocionante de arte e papel ♥ É a arte de criar albuns personalizados, registrando suas memórias de maneira mais divertida, através do uso de fotografias, papeis decorados, etiquetas, acessórios para enfeites e tudo que possa traduzir seus sentimentos naquela situação.

A prática de scrapbooking surgiu da necessidade das pessoas de preservarem suas fotografias e memórias. Nasceu há mais de 100 anos, nos EUA. Porém, os materiais utilizados eram extremamente prejudiciais às fotografias, existiam acidez em suas composições. Para tanto, foram desenvolvidos materiais acid free (livres de acidez) para um armazenamento mais seguro e de grande durabilidade, sem alterar e forma original das fotografias, ou seja, sem alterar as formas originais das memórias de cada pessoa.
Eu ainda não fiz, mas quero demais !!! Vou começar quando eu comprar o material básico.

Pelo o que entendi sobre fazer um ScrapBook, o importante é ser criativo e descrever a foto com desenhos e palavras ao seu redor, ou simplesmente fazer umas colagens fofas e decorativas.

Algumas visitantes do blog andaram perguntando: “mas como eu começo”? Então resolvi fazer um post sobre isso.

antes de tudo, veja qual é a sua vontade: registrar memórias de momentos especiais, usar fotos, usar papel, fazer cartões, o quê? Siga suas vontades e pense no que é mais importante para você.

O que mais amo fazer dentro desse gigantesco e encantador mundo do scrapbook, por enquanto, são os layouts (páginas) quadrados, tamanho 30x30cm. Veja algumas dicas de iniciante para esse tipo de scrapbooking:

Pense pequeno. Uma coisa de cada vez. Às vezes temos um álbum inteiro na cabeça e não conseguimos sair do lugar porque nos colocamos o impossível como tarefa. Cuidado com metas grandes demais. Quer fazer um álbum? Terá que começar com uma página.

Separe fotos especiais para você e selecione de 1 a 4 fotos representativas de um mesmo evento.

Compre papéis antiácidos tamanho 30x30cm.

Escolha papéis que combinam com suas fotos, pensando em que cores, estampas e temas ajudam a contribuir com a mensagem da página. Se forem fotos de praia, por exemplo, pode escolher cores fortes e alegres; ou contrastar com cores escuras para realçar as da foto. Se a cor de um elemento na foto chamar bastante atenção (como uma blusa vermelha), pode ser interessante utilizar uma cor de fundo que realce essa cor – seja por semelhança, seja por contraste.

Selecionados cerca de 3 papéis, brinque com a sobreposição de fotos e papéis, para perceber qual fica melhor como fundo, qual papel será um suporte secundário, qual ocupará apenas um detalhe da página. Brincar com a alocação da foto na página já vai te dar alguma possibilidade de layout que lhe pareça mais atraente.



(A internet nos trás muuuuuuitas opções de como enfeitar nossos scrapbooks então pesquisem !)

Dicas de questões para você pensar:

Prefiro as fotos horizontais ou verticais?
Quero as fotos alinhadas ou envesadas?
Quero um layout simétrico ou assimétrico?
Quero dividir a página em dois planos de fundo diferentes?
Quero colocar moldura nas fotos?

Experimente vários jeitos e veja o que te salta aos olhos. Tem uma parte do layout que escolhe a si mesmo durante essa experimentação. Você verá!

Agora pense em outros elementos que você gostaria de acrescentar à página e que combinem com a situação retratada. Deseja colocar algum objeto (como entrada de teatro; passagem de avião; lembrancinha de nascimento)? Deseja acrescentar informações (data, local, legenda, poesia, frases inspiradoras)?

Dá para fazer scrapbooking com pouco material. Régua, papel, borracha, tesoura e os papéis antiácidos 30x30cm. Dá para fazer muita coisa só com isso! Então antes de comprar mais materiais de scrapbook, experimente o que você consegue fazer apenas com papéis e fotos.

Depois, outras vontades surgirão e você poderá segui-las com maior segurança. Afinal, o mundo do scrap é gigantesco e os materiais são caros, então experimente primeiro com pouco investimento financeiro. Trabalhar com poucos recursos também ajuda a aflorar a criatividade.

Gostaram desse post? Deixem suas opiniões e sugestões aqui nos comentários e obrigada por ler.
Foto
Um beijo ♥

Comentários

  1. Muito bom mesmo!!! Eu ainda tenho medos!!! Mas sei que uma hora passa!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Todos os tipos de Scene